top of page
Buscar

Atlética fecha parceria com Ambulatório de Oncologia Integrativa


Evento de inauguração do Ambulatório de Oncologia Integrativa ocorrido em 16 de agosto no anfiteatro Leitão da Cunha.

O Hospital Universitário II da Universidade Federal de São Paulo inaugurou em agosto o mais novo Ambulatório de Práticas Integrativas voltadas para os pacientes oncológicos acompanhados no Hospital São Paulo. A ideia tomou forma junto com a participação de diversos especialistas na área das práticas integrativas e contará com: meditação, reiki, aromaterapia, aconselhamento biográfico, auriculoterapia e arteterapia.



 

A AAAPB SERÁ PALCO DO PROJETO BEM-TE-VI, ACOLHENDO PACIENTES ONCOLÓGICOS ACOMPANHADOS NO HOSPITAL SÃO PAULO

 


O ambulatório, localizado no 10º andar, é fruto do Programa de Extensão Acolhe-Onco e do Projeto de Extensão Bem-Te-Vi - que há cinco anos vem desenvolvendo a atuação das práticas integrativas junto ao cuidado a saúde e bem-estar da comunidade, ambos vinculados à Escola Paulista de Enfermagem (EPE).


O Projeto Bem-Te-Vi: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde vincula-se ao Núcleo de Enfermagem e Saúde Coletiva, da Escola Paulista de Enfermagem. Em consonância à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e face ao envelhecimento populacional, pensou-se em estabelecer uma rede de cooperação entre a Universidade Federal de São Paulo e o Ambulatório Multidisciplinar Especializado - Idoso (AME Idoso), situado no bairro Vila Mariana, da cidade de São Paulo - SP, no sentido de integrar o tripé universitário ensino-pesquisa-extensão e a atenção integral aos usuários desse serviço.



Os objetivos do atual projeto social de extensão são:

  1. possibilitar ao acadêmico vivências e reflexões acerca das práticas integrativas e complementares no cuidado à saúde de idosos;

  2. contribuir para a promoção e recuperação da saúde e bem-estar de idosos, usuários do Sistema Único de Saúde, mediante práticas de cuidado holístico.


O público alvo é a comunidade usuária do serviço AME Idoso e a comunidade circunvizinha ao serviço, nos bairros da Vila Mariana e Vila Clementino. É norteador deste projeto a premissa de que o cuidado é humano, terapêutico, integral e reflete uma atitude de atenção, ocupação e envolvimento afetivo com o outro.


O projeto será desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, através da prática corporal Liang Gong; da Terapia Reiki, das Práticas Atencionais, incluindo a Meditação; do Aconselhamento biográfico e da utilização de plantas medicinais e Fitoterapia. Os resultados do projeto serão avaliados periodicamente, mediante indicadores de avaliação para usuários e alunos envolvidos.



 

Para mais informações sobre o Ambulatório de Oncologia Integrativa entre em contato através do e-mail: projetobemteviunifesp@gmail.com


34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page