top of page
Foto 2.png
NICODEMUS vetor certo_4x.png
NOSSA HISTÓRIA

Antes mesmo de fundar uma associação propriamente dita, os alunos da Escola Paulista de Medicina (EPM) coordenavam suas práticas esportivas por meio do Setor de Esportes do Centro Acadêmico Pereira Barretto (CAPB) fundado em 1933.

 

Somente em 1939 a Associação Atlética Acadêmica Pereira Barretto foi fundada pelos alunos da Escola Paulista de Medicina. O nome da Associação, assim como o nome do Centro Acadêmico, foi uma homenagem a Luís Pereira Barretto (1840-1923), médico brasileiro formado na Bélgica, fundador e patrono da Cadeira nº1 da Academia de Medicina de São Paulo.

Foto 1.jpg

Primórdios da AAAPB. Ao fundo vemos uma gravura de Luís Pereira Barretto emoldurada

Foto 2.png

Equipe de Futebol de Campo da AAAPB em seus primeiros anos de fundação

Logo em 1940 foi realizada a primeira edição da “Pauli-Poli”, competição entre alunos da Escola Paulista e da Escola Politécnica (POLI-USP). A competição universitária se consagrou uma das mais tradicionais do país, sendo conhecida também como a “Competição Majestade” do esporte universitário.

Foto 3.png

Ilustração publicitária do jornal A Gazeta Esportiva, 4 de outubro de 1941, anunciando a competição universitária Pauli-Poli

Foto 4.jpg

Abertura solene da ‘Pauli-Poli’

Somente em 1967 foi realizada a primeira edição da INTERMED, competição esportiva entre as principais faculdades de medicina de São Paulo, que consagrou a Escola Paulista de Medicina a primeira faculdade campeã do torneio.

 

Em 1969 a competição contava com a participação de sete faculdades de medicina (Escola Paulista de Medicina, Santa Casa, Sorocaba, UNESP Botucatu, Unicamp, USP Ribeirão Preto, USP SP). Mais uma vez a Escola Paulista se consagrou campeã geral da Intermed.

 

Ao todo a AAAPB reúne 14 títulos na maior competição esportiva da América Latina entre faculdades de medicina.

Foto 8.jpg

Vitória da Intermed de Botucatu em 1969

Foto 10.jpg

Partida de Futebol de Campo no estádio da Vila Belmiro na Intermed realizada em Santos em 1970

bottom of page